quinta-feira, 14 de julho de 2016

3 razões para investir no marketing digital do seu negócio na psicologia

O Que È Marketig Digital

Olá Psi!

O marketing digital tem sido muito usado e virou até assunto da moda, embora ainda existam muitas pessoas não saibam o que é e não entendam como pode ajudar a começar um negócio ou a fazê-lo crescer.

Marketing é um processo que envolve estratégias de planejamento, comunicação, vendas e desenvolvimento de negócio e tem como objetivo criar valor e satisfação no cliente com produtos e serviços que atendam suas necessidades. Assim, o marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade.

Valor é tudo o que o cliente recebe de benefícios funcionais e emocionais. Refere-se à taxa de benefícios que o produto ou serviço entrega em relação com o sacrifício (custos monetários, de energia, de tempo e custos psicológicos) que o cliente deverá ter em troca desses benefícios.

Mas, uma diferenciação é importante ser feita, valor é diferente de preço. Enquanto preço é o custo financeiro de um produto ou serviço, o valor é a comparação psicológica sobre a funcionalidade de um bem e seu preço. Aqui entra uma questão subjetiva, o cliente só compra um produto ou serviço se seu preço estiver igual ou abaixo do valor que ele estipulou no seu inconsciente. Ou seja, ele só compra se existirem importância, funcionalidade e se na cabeça dele vale o preço que custa.

O marketing digital ou internet marketing é a aplicação dos conhecimentos e estratégias do marketing tradicional ao meio digital, através da internet em computadores, tablets e celulares. O objetivo do marketing nesse meio é conectar marcas a pessoas, promover uma marca, produto, serviço, empresa ou profissional e engajar pessoas às suas ações, conquistar novos clientes, manter clientes antigos através de relacionamento e é possível também vender através do meio virtual.

Hoje, com as facilidades da internet e suas ferramentas, quem não investe no marketing digital de sua empresa ou negócio, está deixando dinheiro na mesa. Isso significa que o dinheiro está lá, mas, a pessoa não vê e não pega, ou seja, falta a percepção da oportunidade que existe em um nicho que pode ser explorado.

É importante entender que, fazer investimento no marketing digital do seu negócio não é só divulgar imagens com frases feitas e esperar ter um público seguindo e curtindo, pois, quantidade de pessoas que não fazem nada além de curtir, não garante a sustentabilidade de um empreendimento.

O marketing digital vai além, envolve descobrir um nicho específico, inexplorado ou pouco explorado, que esteja relacionado às necessidades de uma persona, envolve produzir produto ou serviço que resolva um problema dessa persona e a partir disso, planejar e executar ações de divulgação e de entrega de valor.

Por tanto, dada a importância do marketing digital para a criação e manutenção de negócios, vou revelar 3 razões para investir no marketing digital do seu negócio na psicologia:

- 1º razão - o marketing digital é uma forma barata de fazer marketing, pois, envolve poucos recursos e existem muitas ferramentas gratuitas que podem ser usadas. Além disso, envolve grande redução de custos tanto para divulgar quanto para pesquisar. Os custos de divulgação da marca, produtos e serviços podem ser reduzidos utilizando canais de comunicação que sejam gratuitos ou baratos. Os custos com pesquisas sobre problemas e necessidades de clientes e potenciais clientes podem ser reduzidos a zero, já que, a interação dos usuários da internet geram informações e métricas que podem ajudar no melhoramento ou criação de produtos e serviços. Isso reduz também, os custos com erros na criação de produtos e serviços que não vão ter público, tornando possível a criação do que o cliente realmente necessita.

- 2º razão - o marketing digital amplia o alcance de um maior número de pessoas em diversos lugares do mundo, já que, a internet acabou com as distâncias e derrubou limites geográficos. A divulgação, a entrega de valor e de produtos e serviços pode ser feita à distância e para um grande número de pessoas. Isso tem a ver com economia de escala que envolve dois dos 4 Pilares necessários para viver de psicologia. Assim, para ter mais pessoas buscando seus produtos e serviços é necessário divulgar para o maior número de pessoas possível.

- 3º razão - o marketing digital tem resposta rápida, porque através dele, leva-se menos tempo para construir a autoridade e a reputação de um negócio ou profissional. A partir do momento que é feita a entrega de valor para as pessoas, elas começam a acompanhar esse trabalho na internet e se tornam propensas a comprar de quem lhe traz algo que faça diferença na sua vida. Um ponto importante a destacar é que, o que hoje entrega muito valor às pessoas é a produção e compartilhamento de conteúdos relevantes na internet, estando relacionados a como resolver determinado problema ou como lidar com ele, o que fazer em determinada situação, sempre ensinando as pessoas sobre determinado tema, em determinada área. O segredo está em ensinar as pessoas a lidarem com situações que você e seus produtos ou serviços resolvem, assim, você estará evitando os 4 Motivos que impedem as pessoas procurarem seus serviços.

As razões para investir no marketing digital são várias e eu listei aqui as que considero mais importantes. E, apesar de ser uma estratégia barata, que alcança muitas pessoas ao mesmo tempo e que traz uma resposta rápida, é imprescindível entender que não é uma solução mágica para seus problemas!

A construção do marketing digital do seu negócio precisa ser algo planejado, orquestrado, mas principalmente, deve ser feito com foco no melhor conteúdo que você pode oferecer para clientes e possíveis clientes, inicialmente de forma gratuita e através da internet que é um meio acessível para muitas pessoas inclusive para aquelas que estão distantes fisicamente de você. Pois, é através do conteúdo que as pessoas vão querer saber quem é você, como você pode ajudá-las, como fazem para estar com você e comprar de você.

Não se iluda, para viver de psicologia você vai precisar entender que você vende seus produtos e serviços, pois não existe outro nome para o que fazemos que é oferecer algo pelo qual as pessoas pagam. Então, para que as pessoas paguem o que você oferece, é necessário mostrar a elas como você pode ajudá-las.

Espero que eu tenha conseguido me fazer entender sobre as 3 razões para investir no marketing digital do seu negócio na psicologia. Aproveito a oportunidade para lhe fazer um convite, participe do nosso grupo secreto no facebook!

Beijos e bora viver de psicologia!

Aproveite e assista o vídeo clicando na imagem abaixo. 



Fontes:

O que é marketing - Wikipédia
O que é marketing digital  - Wikipédia


Empreendedorismo, Empreender na Psicologia, Negócio na Psicologia, Marketing Digital, Marketing Digital na Psicologia


Oportunidades:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe! Deixe seu comentário com sua opinião, dúvidas e sugestões! Responderei assim que for possível.

ASSISTA TODOS OS VÍDEOS!!! BASTA CLICAR NA IMAGEM ABAIXO!!!