quarta-feira, 6 de julho de 2016

4 Motivos que impedem as pessoas procurarem seus serviços

O que fazer com a Agenda vazia do Consultório


Olá Psi!

Eu acredito que nós concordamos com o fato da psicologia ser uma profissão e uma área de conhecimento que tem muito a contribuir para melhorar a vida das pessoas, mas, sabemos que muitas são as dores de ser profissional psiDentre essas dores está a baixa procura por serviços. 

Você já passou pela situação de ficar um período sem pacientes? Montar um curso e não conseguir fechar uma turma por falta de alunos? Oferecer algum outro tipo de serviço e simplesmente não conseguir público? Essas situações levam à baixa remuneração, à sensação de falta de reconhecimento do nosso trabalho e tudo isso gera ansiedade, angústia, tristeza, desmotivação e até desistência. 

Na minha experiência e em conversas com colegas, o principal motivo relatado como o que impede de viver de psicologia é a dificuldade de ter público para os serviços que oferecemos. Porém, nem só de público se faz um negócio e para viver de psicologia através do empreendedorismo é preciso saber fazer planejamento, organização, gerenciamento, negociação e atrair o público que pagará e se beneficiará do serviço.

Na atração do público, talvez não nos damos conta de que, essa dificuldade vem de uma deficiência na nossa formação que é a falta de habilidade para atrair clientes/pacientes e isso tem relação direta com saber fazer marketing e vendas.

Diferente de outros tempos - em que nossos professores precisaram de anos trabalho para conseguir serem conhecidos e atrair mais clientes/pacientes para seus serviços - hoje, com as facilidades e o alcance da tecnologia e das mídias sociais, é possível mostrar o conhecimento que temos e conquistar a confiança das pessoas no nosso trabalho, em menos tempo.


Mas, para aproveitar todo esse potencial que temos hoje, com a internet, é necessário entender o que está por trás da baixa procura por serviços e trabalhar para reverter essa situação de forma assertiva.

Os 4 motivos que impedem as pessoas procurarem seus serviços e como fazer para revertê -los:

- Motivo 1 - desconhecimento sobre a psicologia - as pessoas não conhecem a psicologia, não sabem o que ela estuda, como ela explica as diversas condições emocionais e psíquicas da vida humana e confundem com a psiquiatria;

- Motivo 2 - desconhecimento sobre os benefícios dos serviços - as pessoas não sabem quais os benefícios dos serviços da psicologia nem como eles pode ajudar a resolver alguns de seus problemas;

- Motivo 3 - desconhecimento sobre você - as pessoas não lhe conhecem, não sabem quem você é, não sabem onde você atende nem como lhe encontrar;

- Motivo 4 - desconhecimento sobre seu trabalho - as pessoas não sabem sobre suas experiências, nem sobre seus conhecimentos e especializações, não sabem como é seu trabalho nem como você pode ajudá-las.

Para reverte essa situação, é necessário esclarecer o maior número de pessoas possível sobre o que é a psicologia, o que ela estuda, as coisas que ela explica, quais os serviços oferecemos e os benefícios deles. É necessário também que os profissionais se façam conhecer, mostre seus conhecimentos, os serviços que presta. 

É possível oferecer esses esclarecimentos e alcançando um grande número de pessoas através de divulgação na internet, de uma forma eficiente e barata. Mas, é muito importante entender que a divulgação não deve ser feita de qualquer forma, caso contrário poderá produzir um efeito contrário causando repulsa ao invés de atração do público. Mas isso, já é assunto para outro momento.

Que tal começar a planejar sua divulgação (marketing do seu conhecimento) para divulgar seu negócio na psicologia? Não se esconda! Você é muito importante para a psicologia e para as pessoas que precisam do seu serviço! Afinal, quem não é visto não é conhecido e quem não é conhecido não é lembrado!

Beijos e bora viver de psicologia! 

Assista o vídeo sobre esse tema clicando no ícone do youtube no meio da tela.




Empreendedorismo, Empreender na Psicologia, Negócio na Psicologia, Marketing Digital, Marketing Digital na Psicologia


Oportunidades:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe! Deixe seu comentário com sua opinião, dúvidas e sugestões! Responderei assim que for possível.

ASSISTA TODOS OS VÍDEOS!!! BASTA CLICAR NA IMAGEM ABAIXO!!!