terça-feira, 12 de julho de 2016

A nova lógica de mercado e como ela nos afeta!

Como Divulgar Serviços


Olá Psi!

Já tem tempo que muitas pessoas estão insatisfeitas com a antiga lógica do mercado na qual as grandes empresas faziam o que queria, não se preocupando com a satisfação do cliente e se preocupando apenas com o lucro.

Até pouco tempo atrás, o mercado era dominado por grandes empresas que detinham grandes fatias desse mercado. Hoje, com a tecnologia e a visão de que é possível empreender aproveitando o potencial das novas mídias, pequenos negócios surgiram resolvendo problemas que as grandes empresas não se preocupavam em resolver.

Assim, surgiram uma gama de pequenos negócios baseados na satisfação de determinada necessidade de um grupo de clientes. Nesse ponto, a lógica inverteu e o foco no lucro deu lugar ao foco no cliente.

Essa situação ocorre em exemplos como o das empresas de telefonia que são campeãs de reclamações e na contramão delas, temos o surgimento de aplicativos que facilitam a comunicação como o whatsapp, com o qual, pode-se trocar mensagens de textos e até fazer ligação de forma barata ou de graça usando o sinal de internet móvel. O whatsapp tem passado por diversos aprimoramentos com a intenção de melhorar a experiência do usuário.

Estamos vivendo tempos em que o cliente está mais esclarecido sobre seus direitos, tem mais informações e mais possibilidades de escolha, está mais organizado e engajado nas redes sociais onde suas queixas tomam grandes proporções ao se juntarem às queixas de outros clientes. Essa é uma excelente oportunidade para empreendedores de pequenos negócios, pois, é possível aproveitar as brechas deixadas por empresas maiores e atender necessidades de clientes que não são consideradas, muitas vezes, na oferta de produtos e serviços.

Essa nova lógica de mercado, na qual, o foco está na satisfação das necessidades dos clientes e na criação de boas experiências para ele com determinado produto ou serviço, afeta empresas e profissionais, inclusive nós profissionais da psicologia. Pois, com clientes cada vez mais conectados no mundo virtual, quem tem uma presença digital consistente, gerando conteúdo que impacte a vida das pessoas, garante sua fatia do mercado.

Dessa forma, nos vemos convocados a utilizar dos meios digitais para criar uma reputação e sermos conhecidos, para assim construir negócios na psicologia que sobrevivam a intempéries de faltas de oportunidades e crises financeiras.    


Espero que esse artigo tenha lhe ajudado de alguma forma, beijos e bora viver de psicologia! 

Aproveite e assista o vídeo clicando na imagem abaixo, nele eu falo que algumas coisas que não estão aqui.






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