quarta-feira, 20 de julho de 2016

O que fazer se você não sabe o que quer nem pra onde ir?

O que Fazer



Olá Psi!


A criação de um negócio assusta muitas pessoas pelo simples fato de boa parte delas não saberem o que elas querem fazer no negócio delas, por não saberem para onde querem que o empreendimento as leve. Assim, essas pessoas ficam perdidas sem saber por onde começar e isso impede que elas dêem o passo mais importante para começar a empreender.


Não sei se você já passou por isso, mas, deve conhecer alguém que tenha desejado muito oferecer um curso, sobre um tema pelo qual tem paixão, mas, não consegue definir ao certo para qual público, ou, aquela pessoa que pensa em oferecer algum tipo de serviço para um público para o qual tem interesse em trabalhar, mas, não tem ideia de que serviço seria. Você já viu esse filme? Eu já ouvi muitos relatos assim em grupos de psis nos quais participei.


Esse tipo de situação acontece, principalmente porque na nossa cultura não temos uma educação empreendedora, que nos estimule a pensarmos em ter nosso próprio negócio, não nos estimula a enxergarmos as possibilidades de criar nossas próprias oportunidades de trabalho, pelo contrário, nos educa para sermos empregados.


Porém, o fato de não termos uma educação empreendedora não nos isenta de buscarmos por conta própria desenvolver um pensamento e uma atitude empreendedora. Afinal, não dá para sentar no banco das vítimas do sistema eternamente, é preciso se mover, fazer algo para remediar essa situação.


Embora não tenha sido possível escolher a forma como fomos educados, nós sabemos que, existem outras escolhas possíveis, dentre elas, o que fazer com essa falta, com essa lacuna e assim, cada pessoa é responsável por suas escolhas.


Dessa forma, não saber o que fazer não é desculpa, é preciso busca as informações e conhecimentos necessários para saber o que fazer, e saber o que fazer passa por saber o que se quer e para onde quer ir, pois, como diz o Gato para Alice no País das Maravilhas: “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Porque assim, o risco de não sair do lugar, de perder tempo, dinheiro ou de se perder é muito grande.


Para saber o que se quer e para onde ir, é preciso ter uma missão, uma visão e valores imprescindíveis, pois, eles são necessários em qualquer negócio porque serão os norteadores de todas  as suas ações. A missão é o que você quer fazer e para quem. A visão é como você quer que lhe vejam no futuro, é onde você quer chegar. Os valores imprescindíveis são aqueles que sem os quais seu negócio se descaracteriza, não será o mesmo, são eles que irão determinar o que estará por trás da qualidade de seus produtos, serviços e relacionamento com clientes, colaboradores e parceiros.


Mas… se isso tudo ficou muito confuso para você, se você ainda não consegue pensar nessas coisas, ao menos liste o que você não quer, o que você não quer fazer e para onde você não quer ir. Saber o que não se quer já é um passo importante, acaba sendo um critério na hora de fazer escolhas.


O importante, antes de qualquer coisa, é você se por em movimento, no seu ritmo, mas é importante começar de algum lugar, se mexer. O passo mais importante do seu negócio, como eu falei no artigo anterior, é o primeiro passo. Então, deixa de desculpa e começa, porque depois que nós nos predispomos a pensar em algo, as coisas fluem e outras ideias vem, surgem insigths, e torna possível mapear o que precisa ser pesquisado, o que é preciso aprender e o que já é possível usar do que você já tem para começar.


Espero ter ajudado você na reflexão sobre esse tema, deixe seu comentário sobre em que pé está o seu negócio. Se tiver dúvidas pode perguntar ou se tiver sugestões de tema que você quer ver aqui não hesite em escrever nos comentários.


Beijos e bora viver de psicologia!

Empreendedorismo, Empreender na Psicologia, Negócio na Psicologia, Marketing Digital, Marketing Digital na Psicologia


Oportunidades:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe! Deixe seu comentário com sua opinião, dúvidas e sugestões! Responderei assim que for possível.

ASSISTA TODOS OS VÍDEOS!!! BASTA CLICAR NA IMAGEM ABAIXO!!!