quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

A invisibilidade das mulheres na psicologia e no empreendedorismo

Nós psicólogAs somos a maioria na profissão. Basta parar para reparar em uma turma da graduação de psicologia, em qualquer faculdade, para ver que as mulheres são a maioria na psicologia. 

A questão vai desde o machismo da sociedade até o machismo dentro da própria psicologia. O intrigante é que sabemos que, na psicologia, não há nenhuma pesquisa ou argumento que confirme diferenças de inteligência ou de capacidade laborativa que revele inferioridade da mulher em relação ao homem e que justifique tamanha desigualdade dentro da própria profissão.

Pode até parecer algo bacana, mas, quando observado a fundo a situação de cargos, salários e posições de destaque, vemos que na realidade, quem fica com os melhores salários, os cargos e posições de destaque na psicologia são os homens, assim como no restante do mercado de trabalho.

Curso de psicologia























O fenômeno da feminização

Nós mulheres, psicólogAs, somos a maioria entre as/os profissionais registradas/os nos Conselhos de Psicologia, segundo dados do livro "Quem é a psicóloga brasileira?", publicado pelo CFP. 

Esse é um fenômeno chamado feminização da profissão e também acontece em outros países. No Brasil, 09 entre 10 pessoas que exercem a profissão são mulheres, cerca de 89%.


Psicologia Clínica


OutrAs profissionais x psicólogAs - desafios compartilhados

Enfrentamos muitos desafios enquanto mulheres e como as outras mulheres no mercado de trabalho, principalmente referente às diferenças entre os sexos, por exemplo:

  • A desigualdade entre os salários das psicólogAs e dos psicólogos, mesmo na mesma função ou cargo;
  • Ausência de psicóloAs em cargos de chefia e de destaque na psicologia;
  • As psicólogAs são as principais responsáveis pelo cuidado com os filhos e com a casa em suas famílias, tendo muitas jornadas de trabalho. 


Psicologia Salário

Esse cenário de desigualdade de salários, desfavorável para nós mulheres, parece que não mudará por tão cedo. Uma pesquisa apresentada no programa Fantástico, mostrou que vai demorar 80 anos para as nós mulheres ganharmos o mesmo que os homens. A desejada igualdade de salários só acontecerá em 2095. 

E o Brasil? Nosso país ficou entre os últimos colocados nesse ranking mundial que analisou a desigualdade de salários em 142 países. A matéria cita casos de mulheres bem sucedidas que ganham menos que os homens que estão na mesma atividade. 

O que temos em comum com Ronda Rousey e Merryl Streep?

Ronda Rousey, famosa lutadora de UFC, primeiro lugar no ranking mundial entre as mulheres, ganha um terço do que um campeão de UFC masculino ganha.


UFC

Merryl Streep, atriz de Hollywood recordista de indicações ao prêmio Oscar, ganha menos da metade do que os atores mais bem pagos.




PsicólogAs que empreendem

Os desafios enfrentados pelas mulheres e psicólogAs no mundo do trabalho se estendem também para o mundo do empreendedorismo, área que os homens também tem mais destaque. 

O número de psicólogAs que empreendem parece ser pequeno. Se essa situação não corresponde à realidade, pelo menos, há uma invisibilidade das psicólogAs que empreendem e pouca discussão sobre o tema.

A questão vai desde o machismo da sociedade até o machismo dentro da própria psicologia. O intrigante é que sabemos que, na psicologia, não há nenhuma pesquisa ou argumento que confirme diferenças de inteligência ou de capacidade laborativa que revele inferioridade da mulher em relação ao homem e que justifique tamanha desigualdade dentro da própria profissão.

Psicologia Infantil

Precisamos acabar com a invisibilidade feminina na psicologia, no empreendedorismo psi e com a falta de discussão desse assunto! Vamos refletir? Deixe seu comentário. Se tiver dúvidas pode perguntar ou se tiver sugestões de tema que você quer ver aqui não hesite em escrever nos comentários.


Beijos e bora viver de psicologia!


Fontes: 


 Julini Araujo Santos Psicóloga em Salvador

Oportunidades:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe! Deixe seu comentário com sua opinião, dúvidas e sugestões! Responderei assim que for possível.

ASSISTA TODOS OS VÍDEOS!!! BASTA CLICAR NA IMAGEM ABAIXO!!!