Formação completa em Psicoterapia Baseada em Evidências, do básico ao avançado, para você se tornar um psicólogo de excelência
Na clínica, o objetivo da psicoterapia deve ser a melhora do paciente. Para te ajudar nisso, nossa Formação tem uma vasta coleção de cursos estruturados em um projeto pedagógico completo, com professores altamente experientes. Aqui, você vai aprender desde o básico da Prática Baseada em Evidências até o aprofundamento nas mais diversas correntes da TCC para intervenções mais eficazes.
Este curso ensina sobre o paradigma da Prática Baseada em Evidências (PBE), como ele surgiu e os motivos para usá-lo. Além disso, você aprenderá o que são confundidores, vieses e o que configura uma prática antagônica à PBE. São abordadas as vantagens e limites dos manuais diagnósticos, além de propostas alternativas a eles, como a Terapia Baseada em Processos. Por fim, você terá acesso a aulas sobre como pesquisar artigos de qualidade e como implementar a PBE em sua vida profissional.
Professor:
Dr. Jan Luiz Leonardi.
Este curso introduz uma explicação completa sobre o surgimento do pensamento crítico acerca do cérebro. É feita uma visita ao passado analisando os primeiros pensadores filosóficos e suas hipóteses sobre a “mente” humana e, ao decorrer da aula, são citados os maiores marcos da história da Psicologia e achados científicos sobre a neurobiologia e as funções cerebrais, conceitualizando algumas abordagens e avanços das neurociências até chegar ao ponto principal: a ruptura para uma psicologia científica. Além disso, apontam-se quais foram os acontecimentos que levaram ao surgimento da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e apresenta-se o futuro da Psicologia com a Terapia Baseada em Processos (PBT), que introduz um novo raciocínio às práticas psicológicas, não focando no diagnóstico do paciente, mas sim em processos disfuncionais cognitivo-comportamentais.
Professor:
Dr. Eslen Delanogare.
Neste curso, você entende a complexa interação entre o indivíduo e o ambiente a partir da perspectiva do Behaviorismo Radical, que é a filosofia por trás da Análise do Comportamento. Ele investiga a filosofia por trás do estudo científico do comportamento, a análise experimental e aplicada do comportamento, e os pressupostos filosóficos subjacentes. O curso explora como o comportamento é influenciado em três níveis: filogenético (evolução da espécie), ontogenético (desenvolvimento individual) e cultural, ressaltando a importância da seleção por consequências. Em suma, o curso se destina a desmistificar o mentalismo e a enfatizar uma abordagem externalista e determinista, fundamentada na seleção natural, para compreender o comportamento humano em sua totalidade e complexidade.
Professor:
Dr. Jan Luiz Leonardi.
Este curso explora a essência do comportamento humano através do Behaviorismo, elucidando a relação entre estímulos e respostas. Ele detalha os fundamentos do Comportamento Respondente, ilustrando como as respostas reflexas são condicionadas e modificadas. Adicionalmente, o curso examina o Comportamento Operante, destacando o impacto do reforço nas ações e suas consequências. Dentre os tópicos, você também aprende sobre extinção operante, classe de respostas topográficas e funcionais, modelagem, manutenção do comportamento, reforço contínuo e reforço intermitente, controle de estímulos, abstração, punição, operações motivadoras, comportamento verbal, comportamento governado por regras etc. Oferecendo exercícios práticos, este curso te equipa com a habilidade de analisar e aplicar os princípios da Análise do Comportamento em situações do dia a dia e em intervenções comportamentais.
Professora:
Dra. Adriana Fidalgo.
Este curso abrange a evolução das terapias comportamentais, começando com Pavlov e o comportamento respondente, passando por Watson e o comportamento observável, até chegar a Skinner com o operante e operante verbal. Explora também a equivalência de estímulos de Sidman e a Teoria das Molduras Relacionais nos anos 2000. Destaca-se o desenvolvimento da Terapia Cognitivo-Comportamental por Aaron Beck em 1970 e a ascensão das terapias comportamentais contextuais a partir de 1990. O curso oferece uma perspectiva histórica e teórica abrangente dessas abordagens terapêuticas.
Professor:
Dr. Jan Luiz Leonardi.
Este curso oferece uma exploração aprofundada das questões fundamentais em torno do que é considerado normal e patológico dentro do contexto da saúde mental. Discutem-se a natureza e a classificação dos transtornos mentais, analisa-se a utilidade dos diagnósticos e como eles são mapeados e entendidos estatisticamente e em relação ao sofrimento individual, desvantagem biológica e necessidade de tratamento.
Você vai aprender sobre as vantagens da classificação em saúde mental, como validade, confiabilidade, identificação de fatores de risco, prognóstico, desenvolvimento de tratamentos, comunicação, escolha de intervenções e direitos dos pacientes. Também vai aprender semiologia e a nosologia em saúde mental, tendo conhecimentos essenciais sobre sinais, sintomas, formas, conteúdos, doenças, transtornos e síndromes.
Será dada especial atenção à avaliação clínica, incluindo o conhecimento da queixa, entrevistas clínicas com ou sem instrumentos, exames psíquicos e médicos, e como usar a SCID (Structured Clinical Interview for DSM Disorders) na prática clínica cotidiana.
Professor:
Dr. Jan Luiz Leonardi.
Este curso ensina métodos para avaliar a eficácia de intervenções psicoterapêuticas, fundamentais para profissionais que buscam um entendimento científico do progresso do paciente. Abrange técnicas de mensuração padronizadas e individualizadas, incluindo autorrelatos, relatos de terceiros, medidas comportamentais e fisiológicas. O curso também aborda a importância da psicometria no contexto clínico e as melhores práticas de monitoramento do progresso para melhorar os resultados da terapia.
Professor:
Dr. Jan Luiz Leonardi.
Neste curso, introduzem-se as razões pelas quais a Terapia Baseada em Processos pode ser o futuro das abordagens psicoterapêuticas. Basear-se em diagnósticos e protocolos que tentam colocar seu paciente em caixinhas predeterminadas não cabe mais a psicólogos clínicos. Os próprios criadores de protocolos retificam seus raciocínios e criam novos pensamentos acerca dos protocolos existentes. Além disso, é mostrado na prática como é feita uma análise dos comportamentos disfuncionais de seus pacientes e é explicado o Meta-Modelo Evolucionário Estendido, que permite a comunicação com outros profissionais sabendo em que dimensão as disfunções de seu paciente se encontram, seja afetiva, atencional, cognitiva, comportamental ou sociocultural.
Professor:
Dr. Eslen Delanogare.
Neste curso, são discutidos os seguintes tópicos: por que usar um protocolo para transtornos emocionais?; emoção, humor e pensamento; etiologia dos transtornos emocionais; e intervenção na prática – 8 sessões passo a passo para executar com seu cliente: (1 – Motivação para adesão, 2 – Psicoeducação, 3 – Consciência das emoções, 4 – Avaliação e reavaliação cognitiva, 5 – Prevenção da evitação de comportamentos desadaptativos, 6 – Tolerância ao desconforto, 7 – Exposição a emoções, 8 – Prevenção a recaída).
Professor:
Me. João Perini.
Este curso mostra como a psicoeducação na prática clínica é uma abordagem que visa fornecer informações educacionais aos pacientes sobre o funcionamento neurobiológico de seu transtorno, os sintomas, os tratamentos e as estratégias de enfrentamento. Dessa forma, o paciente consegue entender que suas dores e disfunções são reais e palpáveis, visto que seus neurônios se comunicam e podem ser modificados.
Professor:
Dr. Eslen Delanogare.
Introduz-se neste curso o raciocínio acerca da Psicoterapia Baseada em Evidências. Discorre-se sobre as últimas tendências e avanços nas psicoterapias, explorando os conceitos de fatores comuns e específicos nas diversas abordagens terapêuticas, destacando a importância da aliança terapêutica na eficácia do tratamento. Você compreenderá a base fisiológica da Psicologia Clínica e o modo de atuação direta das intervenções no cérebro, mediante questionamento socrático e análise funcional, atacando o calcanhar de Aquiles dos transtornos.
Professor:
Dr. Eslen Delanogare.
Neste curso, você vai entender como ajudar a organizar a rotina de sono do seu paciente. Serão abordados transtornos do sono como a insônia, mas também será possível entender que o que mais será encontrado no consultório é a privação crônica de sono, um problema recorrente que passa despercebido por muitos clínicos.
Professor:
Me. João Perini.
Este curso é uma análise de como foi o processo para abertura da Clínica BeHealth, além de seu atual gerenciamento, clínico e jurídico. Durante esse percurso, você terá contato com dicas de como melhorar o gerenciamento da clínica usando programas específicos e será conscientizado(a) acerca da contratação adequada de profissionais.
Professores:
Dr. Eslen Delanogare e Me. João Perini.
Neste curso, são abordadas estratégias éticas para psicólogos se destacarem nas redes sociais, explorando funil de captação, tráfego pago e crescimento no YouTube. Com foco no Instagram, as aulas também ensinam a atrair interesse, divulgar conhecimento nos stories e maximizar conteúdo, mediante estratégias de relacionamento entre profissional e possível cliente.
Professor:
Dr. Eslen Delanogare.
Neste curso, há uma desmistificação sobre o ganho de dinheiro na carreira da psicologia a fim de mostrar como você pode usar a renda passiva e a reserva de emergência para ser bem-sucedido na sua profissão no longo prazo. Além disso, também são apresentadas formas de você investir seu lucro, tanto em rendas fixas (mais conservadoras) quanto variáveis (mais arriscadas).
Professor:
Rafael Lara.
Comportamos as melhores e mais recentes terapias com base cognitivo-comportamental, validadas pela ciência e úteis aos psicólogos clínicos de excelência.
Nosso time de professores tem ampla experiência acadêmica e clínica para que você se aprofunde nos diversos tópicos da formação.
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A carreira de psicólogo é conhecida por ser solitária: você junto ao paciente em um consultório fechado, seja presencial ou online. Com quem discute os casos que atende? Com quem tira dúvidas sobre aquele detalhe específico que não encontra em nenhum livro ou artigo? Por isso, na nossa Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, temos uma comunidade online para você conversar com outros psicólogos, discutir casos clínicos, estudar artigos científicos em conjunto, assistir a lives exclusivas com os professores, para aprofundar o conteúdo e esclarecer dúvidas.
Com nosso evento presencial*, você estará com seus outros colegas de formação para compartilhar experiências, aprofundar conhecimentos e descobrir novas perspectivas sobre as áreas da Psicologia Clínica participando de palestras com os próprios professores da Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências.
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A assinatura da Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências é individual, não é possível dividir com outras pessoas. Logo, um novo acesso pressupõe uma nova assinatura.
A Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências é para todos aqueles interessados em crescer profissionalmente como psicólogo. São aulas que te ajudarão tanto no manejo clínico dos pacientes — com conteúdos sobre PBE e práticas padrão-ouro de eficácia — quanto no gerenciamento financeiro da sua clínica, a fim de que você tenha um negócio saudável em longo prazo e uma abordagem terapêutica eficaz para ajudar mais pacientes a terem uma vida melhor.
Sim, os concluintes da Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências terão acesso a certificado de conclusão após a finalização de cada curso.
Embora nossas aulas na plataforma sejam gravadas, há lives contínuas acontecendo na comunidade com os professores conversando com nossos alunos e esclarecendo possíveis dúvidas acerca dos cursos.
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